sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estudos da Personalidade

mascaras

As muitas máscaras que temos.

O mais interessante analisarmos, quando se trata de chegarmos à uma Iluminação Plena no sentido transcendente do termo, é a dificuldade de compreendermos que o início desse trabalho se dá de forma tão simples e eficaz, que muitos conhecedores dos mistérios tornam tão complexa a coisa, e mistificam demais assuntos normais ou que deveriam ser normais tornando-os “inatingíveis”.

Escolas pseudo-esotéricas, grupos religiosos, siciedades secretas, estudiosos voltados para os estudos apenas intelectuais , não perceberam ainda que para extinguirmos de dentro de nós os aspectos negativos (Defeitos Psicológicos, Egos, Dêmonios Vermelhos de Seth) devemos antes de tudo extinguirmos as nossas manias, costumes, caquetes, tradições, preconceitos, comportamentos de família que temos, tudo que torna nossa vida rotineira e nos impede de vermos sempre as coisas de uma forma Real e Consciente, pois esses aspectos nos tornam Mecânicos.

Não há como engajarmos em uma análise séria de nosso Subconsciente sem antes nos estudarmos por inteiro, o que fazemos, sentimos e pensamos por exemplo. Vejamos, uma pessoa que busca eliminar de dentro de si características como Preguiça, concentra-se demais nesse defeito, projeta forças Foháticas, medita no assunto, porém não percebe que esses passos são uma segunda etapa do trabalho. A primeira etapa é eliminarmos características externas, comportamentais, físicas desse defeito; pegarmos as coisas com os pés por exemplo por preguiça de levantarmos, mandarmos sempre as outras pessoas fazerem por nós as tarefas, chegarmos atrasados aos compromissos, são pequenos exemplos. Não há como encabeçarmos (ou melhor, descabeçarmos) o EU da Preguiça se no básico estamos travados.

Para os Gregos essas características físicas são partes de um todo chamado Persona (Máscara), assim como manias, preconceitos, medos, etc. Nos estudos Gnósticos dizemos que para começar um trabalho sério mesmo, como o da Iluminação Plena dito no começo, devemos sair de cima dessa tábua, e essa tábua se chama PERSONALIDADE.

Fr.: Missirevo Coira

4 comentários:

  1. Verdade.
    Se não houver uma mudança de fato, um esforço próprio, deus não vai descer da nuvem e despertar-nos.
    Ninguém pode fazer esse trabalho por nós...
    Estamos sozinhos

    ResponderExcluir
  2. sendo que o mais facil dos níveis é o externo. Comecemos por ele. Sem nos enganarmos de que somos auto-suficientes. O pedido de ajuda é sinal de grandeza.

    ResponderExcluir
  3. cresceu até mato no blog

    ResponderExcluir