domingo, 24 de abril de 2011

Modelo de pensamento

pensamentos

 

 

A dúvida nos faz refletir sobre o que é certo ou errado a nosso juízo. A incapacidade da certeza e a indisponibilidade de um método para que nos faça chegar a uma certeza absoluta, irrefutável, sem possibilidades de erro, nos faz crer que não sabemos nada sobre a verdade. A falta de verdade é baseada nos nossos métodos de criar conceitos intelectuais, que de nada são claros. A má utilização da razão nos faz justificar todas as ações, para um general fazer com que um povo lute ao seu lado deve lhes convencer dando a eles uma razão, um motivo para a ação. Assim sendo a razão determina nossos atos.

Nós como animais racionais temos uma grande tendência a buscar o que nos apraz, relacionando o prazer com a felicidade. Sendo os cinco sentidos incapazes de perceber a verdade e de nos conduzir ao correto juízo, pois percebe apenas uma pequena parcela da realidade, ficando claro isso quando nossos sentidos nos confundem e fazem nos enganar quanto ao julgamento. Portanto a felicidade não pode estar relacionada aos cinco sentidos senão a algo superior.

Nós, crentes da justiça, de uma ética e de uma moral correta, não percebemos nossos enganos e tolos como somos damos razão a todos os nossos atos. Essa razão é composta de experiências que tiramos dos cinco sentidos e a organizamos a nosso bel prazer.

Enlouquecidos atrás dos prazeres oferecidos pelos sentidos chafurdamos nos excessos. Assim o prazer excessivo do paladar conhecemos a Gula, o prazer da visão o orgulho e a vaidade, que quando feridos se torna a ira, o tato com a inércia, a preguiça...

 

Fr Gemini .’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário