sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mão de Fatima – Hansa

Réplicas da mão de fátima, são às vezes levadas em procissão pelos muçulmanos xiitas. Os cincos dedos representam Maomé (PBUH), Fátima, seu marido, Ali, e seus dois filhos.

A mão de Fátima não é só um amuleto muçulmano, ela também é usada pelos Judeus especialmente os sefarditas. Os judeus a chama de hamsa e também de mão de Miriam. Miriam, no caso, foi a irmã de Moisés e Aarão. O símbolo também é associado ao Torá, que é composto de cinco livros.

Existem evidências arqueológicas do uso da hamsa como um escudo contra o mau-olhado já antes do Judaísmo e do Islão. Há indícios de que a hamsa seria um símbolo fenício, associado a Tanit, deusa-chefe de Cartago cuja mão ou vulva afastava o mal.

Posteriormente, o símbolo foi adotado pela cultura árabe, que o passou para os judeus. A hamsa também aparece no Budismo; é chamada de Abhaya Mudra e possui conotação semelhante à descrita, significando a dissipação do medo.

Atualmente, defensores da paz no Oriente Médio têm usado a hamsa. O símbolo lembraria as raízes comuns do judaísmo e do islamismo. Nesse caso, não seria mais um talismã contra o mau-olhado, mas um símbolo de esperança de paz na conturbada região.

Mão de Fátima

Hamsa

Abhaya Mudra

Mão de Fátima berbere

2 comentários:

  1. retirado de: http://www.chabad.org.br/interativo/FAQ/hamsa.html

    "Resposta dos Judeus":

    Hamsa
    índice
    Qual o significado?

    Qual o significado da "hamsa" para nós, judeus?


    RESPOSTA:
    O Hamsa é um símbolo utilizado mais pela comunidade sefaradi, muito ligada com a parte mística e em sábios cabalistas. O Hamsa uma mão estilizada, representa os cinco níveis da alma, o órgão/canal através do qual uma pessoa abençoa outra, simbolizando portanto bênçãos e proteção. Este também é o motivo pelo qual se vê muitas placas de automóveis escolhidos com os números "5", onde presume-se que pertençam a sefaradim.

    ResponderExcluir
  2. ESTUDANDO PELA INTUIÇÃO PALAVRAS SOLTAS PESQUISANDO EM SINTONIA COM MEUS ANJOS PROTETORES .AGRADEÇO ESSA OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL AOS MESTRES ASCENCIONADOS QUE ME ORIETAM.Vannaluz Divina 15/08/2015 às 00h48 Bahia Brasil.

    ResponderExcluir