quinta-feira, 7 de junho de 2012

O PODER DO AMOR

imagesCAXXRZ5S

Data: 28/07/99 – Ocasião: Gurupurnima - Dia do Mestre Espiritual - Local: Prasanthi Nilayam

Uma indagação profunda revelará que, neste mundo, nada se iguala ao amor, Seja a caridade, rituais sagrados, penitências, sabedoria, pureza

Ou a adesão à Verdade e à Religião Eterna.


Poemaem Télugo


Manifestações do Amor Divino!


O principal objetivo da vida humana é adquirir o conhecimento do Ser Interior. Esta é a verdadeira meta da vida. A vida humana encontrará realização se esta meta for atingida. A habilidade para distinguir entre  o que é permanente e o que é transitório, a habilidade de controlar os sentidos, o anseio pela liberação e a auto-indagação, todas estas quatro (as quatro qualidades auspiciosas) dependem da devoção. A  palavra ‘Bhakti’ (devoção) é derivada do radical ‘Bhaj’, que significa amor puro, imaculado e altruísta por  Deus.

 


Desenvolvam o Amor, Experimentem a Bem-Aventurança 

 

Neste mundo, nenhuma outra virtude é maior que o amor. Amor é verdade, amor é retidão e amor é  riqueza. Este mundo se originou do amor, é sustentado pelo amor e, finalmente, fundir-se-á em amor.


Cada átomo tem sua origem no amor. Neste mundo existem inumeráveis poderes, tais como o poder  atômico, magnético, etc., mas o poder do amor ultrapassa todos eles. A vida sem fé e amor é inútil e  sem sentido. Para o homem neste mundo, o amor é vida e amor é tudo. Os cinco elementos emergiram do amor. O amor brilha resplandecentemente em cada indivíduo. Mas o homem, não sendo capaz de  compreender o significado do amor, atribui um relacionamento físico a ele. O amor de uma mãe por seu  filho é afeição, o amor que existe entre a esposa e o marido é paixão, o amor entre amigos e conhecidos  é amizade e o amor por objetos materiais é desejo. O amor totalmente direcionado para Deus é  devoção.


É o amor que abrange e envolve o mundo inteiro. Ninguém pode existir sem amor sequer por um  momento, sejam seres humanos, animais, pássaros ou insetos. Este amor é a verdadeira forma de  Deus. Mas hoje o homem está utilizando mal este amor sagrado desviando-o para o mundo efêmero.


Nunca subestimem o poder do amor. Nossos sábios antigos, levando uma vida de solidão nas densas  florestas, podiam viver em harmonia até com animais selvagens só por causa do poder do amor.
Não há nada que o amor não possa atingir neste mundo. Ele pode até derreter as rochas mais duras.  Quando o princípio do amor em cada ser humano é unificado, ele se torna amor cósmico. Se vocês  querem saciar sua sede por amor, anseiem pela Graça de Deus e adorem-nO. Para experimentar a  bem-aventurança, desenvolvam o amor mais e mais. Quanto mais vocês desenvolvem o amor, mais  experimentarão a bem-aventurança. A bem-aventurança não pode ser atingida sem amor. Na verdade, é  o amor que toma a forma da bem-aventurança.


Hiranyakasipu fez todas as tentativas para retirar Prahlada do caminho para Deus. Mas Prahlada nunca  desistiu de cantar o divino nome de Narayana. Um dia, Hiranyakasipu, sendo questionado por Narada,  chamou Prahlada e lhe perguntou: “Filho, o que você aprendeu até agora?” Em resposta, Prahlada  cantou um verso em louvor a Narayana que dizia: “Pai, eu aprendi que Narayana é o Senhor Supremo,  Ele é a manifestação do amor, que a repetição do nome d’Ele é a maior penitência e que tudo é somente  Narayana”. Como Prahlada, vocês também devem sempre cantar o divino nome. Santos como  Jayadeva, Gauranga, Tukaram e Ramakrishna Paramahansa oraram ao Senhor fervorosamente e  anelaram pelo amor d’Ele. Chorem pelo Senhor, assim como Sakkubai e Meera choraram, incapazes de  suportar o tormento da separação. Eles puderam ter a visão d’Ele e ganhar Sua graça somente devido a  tal intenso desejo. Mas, devido ao impacto da Era de Kali, as pessoas querem atingir a divina graça sem  fazer nenhum esforço. A crueldade, a miséria e a violência estão em ascensão por que o amor por Deus  está desvanecendo. Transformem todos os seus defeitos, como a inveja e a raiva, em amor.


O Amor Conduz à Imortalidade  Deus é o criador deste mundo. Ele é a deidade que rege a ação. Vocês não podem ter uma mesa a  menos que haja um carpinteiro para fazê-la. Vocês não podem construir uma casa a não ser que haja um construtor. Da mesma forma, para tudo há um criador. Tudo que vocês vêem, móvel e imóvel, é a  criação de Deus. Esta é a razão pela qual Ele é louvado como a deidade que rege as ações. Ele rege  toda atividade.


Atualmente, os aspirantes espirituais realizam vários tipos de práticas espirituais, tais como meditação,  penitência, Yoga e o canto de hinos védicos. O amor deve ser a força subjacente de todos estes  exercícios espirituais, caso contrário, isto será um puro desperdício de tempo. Nenhum benefício advém  de cantar os mantras se eles não estão conectados com o sentimento do amor. Os Vedas declaram:  “Nem a riqueza, nem a descendência, nem as boas ações podem conferir a imortalidade; Ela só pode  ser atingida através do sacrifício” (Verso em Sânscrito). A imortalidade não é nada mais que amor. O  amor é doce, infinito e todo bem-aventurança. Hoje as pessoas não estão fazendo nenhum esforço para  entender este princípio de amor. É somente o poder do amor que pode anular uma blasfêmia ou um pecado. Somente o amor pode remover todos os sentimentos amargos e reforçar a doçura da vida.


É esperado que todo ser humano seja amigo e bem quisto pelo mundo. Mas tais sentimentos de  amizade e amor estão faltando no homem de hoje. Assim como uma abelha suga néctar das flores, o  homem também deve ser capaz de ver o bem em tudo. Vocês devem ser capazes de puxar a água da  felicidade mesmo do poço da miséria. Esta é a verdadeira qualidade do amor. O prazer é o intervalo  entre duas dores. O prazer e a dor coexistem na própria criação de Deus. Vejam, por exemplo, como  Deus criou o corpo humano. A bela e brilhante face tem o cabelo negro sobre ela, mas na verdade, ele  se soma à beleza da face. Da mesma forma, o prazer só tem valor quando a dor está associada a ele. O  bem e o mal coexistem em tudo. Mas atualmente o homem não é atraído para o bem, ele só vê o mal em  tudo.


A Incrível Velocidade do Amor  Toda ação está sob o controle de Deus. A Terra gira a uma taxa de 31,5 km/s. Ela leva um ano para  fazer uma revolução em torno do sol. A luz viaja à incrível velocidade de 300.000 km/s. Ela leva 220  bilhões de anos para dar a volta no Universo. De acordo com o Vishnu Sahasranama Stotra, o universo  inteiro é a verdadeira forma de Vishnu. Ainda que o homem viajasse à velocidade da luz, ele levaria 220  bilhões de anos para dar a volta no Senhor Vishnu. Quem pode viver por um período de tempo tão  longo? Devido aos efeitos nocivos da Era de Kali, o homem não é capaz de viver sequer por cem anos,  quanto mais por 220 bilhões de anos!


Mas é possível circundar Deus na sua forma de Universo em um segundo. É o amor que torna isto  possível. A velocidade do amor é tal que ele pode dar a volta no universo em um segundo. A velocidade  da luz pode ser calculada, mas não a velocidade do amor. Mas o homem colocou barreiras em torno de  tal amor transcendental e infinito e o está usando para propósitos triviais. Esta é a razão pela qual o  mundo se tornou caótico atualmente. As pessoas podem atribuir várias razões para a falta de paz e  segurança no mundo, mas a principal razão é que o homem não é capaz de desenvolver o amor interno.


Ele não está fazendo nenhum esforço para perceber a presença do doce amor infinito e imortal inerente  nele. Deixem seus pensamentos, palavras e ações serem inundados de amor. Deixem suas vidas serem  preenchidas com amor. Nada mais é solicitado para se ter a visão do Divino. O amor é Deus, vivam em amor.

A Divina Graça é a Verdadeira Riqueza


Hoje o amor não encontra lugar no coração humano, pois ele está cheio de desejos. Onde há fé, há  amor. Onde há amor, há paz. Onde há paz, há verdade. Onde há verdade, há Deus. Então,  desenvolvam fé em Deus. Ontem alguém Me perguntou como desenvolver a fé. Eu respondi que a fé é o  modo de vida. É natural para o homem. O sentimento de Eu Sou em si significa fé. Eu Sou significa eu  existo. Sou (existência) denota em si mesmo a fé. Sem fé em sua existência, vocês não podem viver  sequer por um momento no mundo.


Verdade, sacrifício e retidão constituem a natureza humana. A verdade é moralidade, o Dharma é o  código de conduta, e o sacrifício é reputação. A combinação de todos eles é a raça humana. Não se  pode chamar alguém de ser humano baseado em sua forma. Deve-se aderir à verdade, promover o  Dharma e desenvolver o espírito de sacrifício para merecer o título de ser humano. “Visualize a unidade  entre todos os seres e conduza-se com compaixão em seu coração. Com desejo intenso, contemple  Deus pelo menos uma vez ao dia. Somente então você pode ter a visão de Deus. Deus existe, mas Ele  não pode ser visto a olho nu. Ele só pode ser visto quando você se liberta das ilusões mundanas. Qual é a situação do homem hoje? Ele está eufórico quando tem riqueza e deprimido quando a perde. Ele indulge em pompa e ostentações e perde tudo no processo. Ele concebe caminhos e recursos suspeitos.


“Assim como a terra gira em torno do sol, ele gira em torno do dinheiro”. (Poema em Télugo)
O dinheiro não é importante. A graça Divina é a verdadeira riqueza. Adquiram-na e vocês terão adquirido  tudo. O caráter é importante, não a riqueza. Mas o homem está desperdiçando sua vida ansiando pela  riqueza. Não há dúvida de que o dinheiro é necessário, mas ele deve estar dentro de certos limites.


Gastem seu tempo servindo aos outros. Amem seus companheiros. Entreguem-se a Deus. Nada se  sobrepõe ao Divino Amor. O mundo inteiro é permeado com amor. Os Vedas declaram: “O Deus todoimanente  está presente dentro e fora”. Todos os nomes e formas são d’Ele. Nomes e formas podem  variar, mas o Atma é o mesmo em todos. Reconheçam a unidade de todos os seres. Isto resultará em  amor universal. O mundo é uma mansão. Todos pertencem à casta da humanidade. A unidade deve  prevalecer em tal mansão.


Deixem a Mente Brilhar Como a Lua Cheia


Manifestações do Amor Divino!


Hoje é o Dia do Guru (Guru Purnima). Qual é o significado? A trindade Brahma, Vishnu e Maheswara  está dentro de nós. Este é o porquê de Eu geralmente dizer que vocês não são um, mas três. Este é o  significado das três palavras Bhur, Bhuvah e Suvaha no mantra Gayatri. Bhur significa Bhuloka (terra). A  terra é feita de matéria. Consequentemente, o corpo humano, que também é feito de matéria, é chamado  de Bhuloka. Isto também pode ser referido como materialização. Bhuvah significa a força da vida  (Prana). É esta força de vida que faz o corpo se mover. Isto é vibração. Suvaha significa sabedoria. Isto  é radiação. Os Vedas declaram: “O Conhecimento Supremo é Brahma” (Verso em Sânscrito). Este  conhecimento supremo não é nada além de radiação. O ser humano é uma combinação de  materialização, vibração e radiação. Vocês não precisam procurar por Deus externamente. Direcionem a  visão para dentro. Lá vocês encontrarão Deus.  Hoje é dia de lua cheia. Os Vedas declaram: “A lua nasceu da mente, o sol dos olhos e o fogo e Indra da boca do Ser Supremo” (Verso em Sânscrito). A lua é a deidade regente da mente. Este dia é Purnima no  verdadeiro sentido do termo quando a mente é preenchida com amor. Deixem suas mentes brilharem radiantemente como a lua em dia de lua cheia. Isto só é possível quando vocês preenchem suas mentes  com amor.


Moeda Para o Banco Divino


Manifestações do Amor Divino!


Hoje em dia vemos as pessoas depositando seu dinheiro em bancos. Da mesma forma, depositem o  poder de seus sentidos, sua mente e a sabedoria no banco de Deus. Eles nunca irão diminuir.  Continuarão a crescer para sempre e retornarão para vocês em tempos de necessidade. Sustentem e  salvaguardem o amor sagrado. Nunca dêem espaço para o ódio. Considerem que tudo o que acontece é bom para vocês. Vocês devem ter visto nos jornais que o Exército Indiano teve confrontos recentemente na fronteira. Mas tudo o que tem acontecido é bom para a Índia no sentido de que os chineses, americanos e russos se tornaram mais amistosos com a Índia, que ganhou uma boa reputação na comunidade internacional. A natureza pacífica e amorosa da Índia tornou isto possível. A paz é a verdadeira virtude da Índia.


Certa vez, quando estive em Bombaim, o então Reitor do Bharatiya Vidya Bhavan, Sri K. M. Munshi, convocou uma conferência de intelectuais. Ele Me pediu para falar a eles. Uma pessoa da platéia Me perguntou: “Swami, os Estados Unidos e a Rússia estão fabricando cada vez mais armas. Mas a Índia está muito atrasada a este respeito. A Índia não deveria produzir armas também?” Eu lhe disse: “Meu querido, o que a Índia precisa hoje não são armas e munições. Ela precisa exaltar o Dharma. Se vocês protegem o Dharma, o Dharma por sua vez os protegerá. Não devemos desperdiçar dinheiro produzindo armas”. Alguns países estão desperdiçando vultosas quantias de dinheiro em armamentos e, como resultado, os habitantes destes países estão sofrendo por falta de alimento. Somente o amor e a graça divinos podem proteger um país, e não as armas. Vocês devem ter lido no Mahabharata que Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva implicitamente obedeceram ao comando de Dharmaraja, que era a encarnação do Dharma. Da mesma forma, a Índia, os Estados Unidos e a Rússia podem ser comparados a Dharmaraja, Arjuna e Bhima, respectivamente. Assim como Arjuna e Bhima obedeceram a Dharmaraja, também os Estados Unidos e a Rússia seguirão a Índia desde que a Índia sustente o Dharma. O que a Índia precisa possuir são as armas da verdade e da retidão. Ambas são inerentes ao princípio do amor. Assim como uma árvore gigantesca emerge de uma pequena semente, o universo inteiro se originou do amor. 3


Neste mundo, vocês podem conseguir qualquer coisa com amor. Eu sou o melhor exemplo para isto. O amor é a Minha maior propriedade. Eu amo todos e não desejo nada exceto o amor. O poder do amor pode transformar a terra em céu e o céu em terra. Não há nada neste mundo que não possa ser atingido com o poder do amor. Eis um pequeno exemplo: Muitos estudantes estão vindo aqui para estudar. Mas a educação moderna não está fazendo nada de bom pelo mundo. Todas as matérias como física, botânica e química, ajudam apenas a garantir a subsistência. Mas nenhuma delas pode atrair o coração humano como a música o faz. Até Deus é atraído pela música. Uma vez Narada perguntou a Vishnu: “Swami, Você tem várias filiais como Vaikunta, Kailasa e Swarga. Mas eu quero saber o endereço de Seu escritório central de modo que eu possa contactá-lO sem demora.” Vishnu disse: “Você Me encontrará instalado onde quer que Meus devotos cantem a Minha glória”. Este é o porquê de Deus ser louvado como amante da música. A música derrete o coração humano e literalmente move tudo. Logo, a música deve ser iniciada em nossas escolas. Eu queria começar uma escola de música aqui, mas não falei a ninguém sobre isto. Eu geralmente não conto quais são Meus planos. Tudo o que desejo certamente acontece. Na semana passada, um devoto da Indonésia chamado Puri veio aqui e Me pediu para iniciar uma escola de música para a qual ele disse que doaria 100 milhões de rúpias2. A música moderna também é essencial, mas juntamente com ela, músicas populares cantando as histórias de Deus (Harikathas) etc., têm que ser incentivadas. A música tem um papel vital na promoção da cultura indiana. A construção desta escola começará no mês que vem, isto é, em Sravana3. O mês corrente é Ashada, no qual, segundo os antigos, não são realizados novos projetos. Este é o motivo de Eu haver adiado o começo da construção para o próximo mês.


O Hospital de Super Especialidades de Bangalore


Mês passado, quando Eu estava em Bangalore, o Ministro-Chefe de Karnataka veio até Mim e disse: “Swami, Você construiu um Hospital de Super Especialidades em Prashanti Nilayam, que é de imenso benefício para os pobres. Mas as doenças são comuns tanto para pobres quanto para ricos, da cidade ou do campo. Será de grande ajuda para as pessoas da cidade de Bangalore se Você fosse bondoso o suficiente para construir outro Hospital de Super Especialidades aqui”. Eu apenas sorri e não disse nada. Na semana passada, o Ministro-Chefe, o Ministro das Finanças, o Ministro da Fazenda e muitos outros dignatários vieram aqui com os documentos referentes à oferta de 70 acres de terra. Este terreno está situado nas adjacências do Parque de Informação e Tecnologia. Eles estão fornecendo água e energia elétrica. Se vocês estão preparados para realizar tarefas nobres, o mundo inteiro virá para apoiá-los. Um devoto americano chamado Sinclair ofereceu-se para doar dinheiro para este hospital. Anteriormente ele também havia doado para o Hospital de Super Especialidades em Prasanthi Nilayam. Eu não havia contado sobre este projeto para mais ninguém, de outro modo teria havido uma chuva de ouro. Existem muitos homens abnegados neste mundo. Mas eu não gosto de pedir a ninguém. Não se deve duvidar nunca se a boa tarefa realizada frutificará ou não. Muito mais coisas acontecerão no futuro.


Educação do Amor


Encham seus corações com amor. Não há riqueza, não há Dharma, nem meditação maior que o amor.
Eu espero que todos vocês vivam em unidade, como irmãos e irmãs. Se vocês se tornarem a manifestação do amor divino, tornar-se-ão divinos. “O conhecedor de Brahman se torna verdadeiramente Brahman”.


2 Cerca de Us$ 2.000.000, pelo câmbio da época do discurso.


3 O calendário hindu não corresponde ao calendário gregoriano, utilizado no ocidente. Pela data do discurso, conclui-se que Swami está se referindo a um período entre os meses de julho e agosto.

Os estudantes são os passageiros de longa distância viajando neste trem da sociedade. Todos os mais idosos estão fadados a desembarcar logo. Então, o dever mais importante dos estudantes é desenvolver o amor sagrado. A principal educação oferecida em nosso colégio é somente amor. Não amem a Deus por desejos mundanos. Amem-No com uma perspectiva espiritual. As Gopikas4 oraram a Krishna: “Deixem-nos ouvir a melodia de Sua divina música de modo que as sementes do amor germinem no campo de nossos corações, que se tornou árido devido à ausência de amor. Deixe chover amor em nossos corações e deixe a corrente do amor fluir incessantemente através deles.” (Poema em Télugo) Eu estou dando a todos vocês educação e assistência médica gratuitas. Em retorno, vocês têm que me dar somente uma coisa: o amor. Desenvolvam amor. Isto é tudo o que eu quero de vocês. Eu quero que vocês façam a promessa de que levarão uma vida cheia de amor de hoje em diante. Com isto, Eu termino Meu discurso.


Publicação Original: Sanathana Sarathi - Vol. 42 - Número 8 - 8/1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário