domingo, 24 de abril de 2011

YOGA por Sri Swami Sivananda

sivananda

 

YOGA

SRI SWAMI SIVANANDA

© Tradução de
Sri Swami Krishnapriyananda Saraswati
SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA
90460-000 - Porto Alegre, RS
2006

Sumário

1. Definição de Yoga
2. O Yoga é universal
3. Isto não é Yoga
4. Pré-requisitos para a prática de Yoga
5. Benefícios da prática de Yoga
6. Cuidado com os Siddhis

 

1. Definição de Yoga


A palavra “Yoga” vem da raiz sânscrita “Yuj”, a qual significa “unir”. Este é um sentido espiritual; é um processo pelo qual a identidade da alma individual, e a Alma Suprema, é realizado pelo Yogi (praticante de Yoga); onde a alma humana introduz-se internamente em comunhão com a Realidade Divina. Assim como a cânfora se torna una com o fogo, assim como um gota d’água quando é jogada dentro do Oceano torna-se una com ele, a alma individual, quando purificada, quando está liberada da luxúria, avareza, ódio e egoísmo, quando ela se torna pura (Sattvica), torna-se una com a Alma Suprema. A ciência que ensina o caminho para conseguir o conhecimento oculto é chamada de “Yoga Sastra”.
Yoga, no seu sentido genérico, refere-se a Karma-Yoga, Bhakti-Yoga, Raja-Yoga, Jñana-Yoga, Hatha-Yoga, Mantra-Yoga, Laya-Yoga ou Kundalini-Yoga. No sentido restrito, significa Ashtanga-Yoga, ou Raja-Yoga, de Patañjali Maharishii, apenas.

A palavra Yoga é também aplicável no sentido secundário para todos os fatores e práticas que conduzem para a realização ou concretização do Yoga, e, como tal, indiretamente conduzem para a liberação ou perfeição final. Similarmente, aquele que tem alcançado o Asamprajñata Samadhi final, ou união com a Realidade, é chamado de Yogi, assim como aquele que está tentando adquirir a perfeição no Yoga é também chamado de Yogi.

A filosofia do Yoga é um entre os seis sistemas de filosofias Hindus. Diferente de muitas outras filosofias no mundo, ela é uma filosofia inteiramente prática. O Yoga é uma ciência exata, baseada em certas leis imutáveis da Natureza. Ele é bem conhecido pelas pessoas de todo o mundo, interessadas no estudo da civilização e cultura do Oriente, assegurando no respeito e na reverência nos seus conteúdos na chave mestra que abre as portas do reino da Paz, da Bem-aventurança, do Mistério e do Milagre. Até mesmo os filósofos do Ocidente encontram consolo e paz nesta Ciência Divina. Jesus Cristo, em si mesmo, foi um Yogi, de uma ordem superior, um verdadeiro Raja-Yogi. O considerado fundador do Yoga, Patañjali Maharishi, não foi unicamente um filósofo e um Yogi, mas um médico também. Ele viveu três mil anos antes de Jesus Cristo.

O Yoga é um estado de Paz Absoluta, de tal maneira que não há nenhuma fantasia nem pensamentos. O Yoga é o controle da mente e de suas modificações. O Yoga nos ensina como controlar as alterações da mente e obter a liberação. Ele nos ensina como transmutar a natureza pecadora e alcançar o estado de Divindade. Ele é a completa supressão da tendência da mente transformar em si mesma no interior dos objetos dos sentidos, pensamentos, etc. O Yoga extermina toda a espécie de dores, misérias e tribulações. Ele dá a você a liberação da roda de nascimentos e mortes (Samsara); e dos seus conseqüentes malefícios, doença e velhice, etc., e concede a você todos os poderes Divinos e a liberação final, por intermédio do conhecimento superintuicional.

Yoga é eqüanimidade. Yoga é serenidade. A destreza nas ações é Yoga. Qualquer coisa, de melhor e mais elevada pode ser realizada na vida é, também, Yoga. O Yoga é, desta forma, o que tudo abraça, o que tudo inclui, e a sua aplicação universal conduz ao desenvolvimento de todas as qualidades do corpo, da mente é da alma,

Primariamente, o Yoga é um estilo de vida, não é alguma coisa pela qual se separa da vida. Yoga não é o abandono da ação, mas a sua execução eficiente, de boa vontade. Yoga não o fugir de casa e da habitação humana, mas um processo de modelagem das atitudes de alguém na sua casa, na sociedade, com um novo entendimento. Yoga não é afastar-se da vida, é a espiritualização da vida.

 

2. O Yoga é universal


Yoga é para todos. O Yoga é universal. Ele não é um assunto sectário. Ele é um caminho para Deus, e não uma crença.
A prática do Yoga não se opõe a qualquer religião ou a qualquer igreja sagrada. Ele é puramente espiritual e universal. Ele não contradiz com qualquer que seja a fé sincera.

Yoga não é uma religião, mas é um apoio para a prática espiritual básica das verdades em todas as religiões. O Yoga pode ser praticado por um Cristão, ou Budista, por um Parsi, um Muçulmano, ou Sufi ou um ateísta.

Ser um Yogi significa ter a intenção de obediência continuamente em Deus e viver em paz com os homens. Yoga é a união com Deus. Yoga é a união com todos. Deus reside em todos.

 

3. Isto não é Yoga


Um homem consegue enterrar-se a si próprio numa caixa debaixo da terra. Ele faz isto por intermédio do tamponamento das narinas por Khechari Mudra. Isto é, sem dúvida, um difícil Kriya. Ele recebe Jada Samadhi. Este é um estado yióguico como um sono profundo. Os Samskaras e os Vasanas (desejos sutis), não são amigos para este tido de Samadhi. Eles não retornam com o conhecimento superintuicional. Isto Não concede Mukti ou liberação. Isto é apenas um tipo de façanha. Não é um sinal de espiritualidade. As pessoas utilizam-se deste Kriya para adquirirem dinheiro, nome e fama. Quando eles saem da caixa, eles esticam suas mãos para receber o dinheiro. Eles realizam algum tipo de negócio antes de entrarem na caixa.
Amarra-se as mãos e as pernas de um homem com corrente de ferro e colocam-no dentro de um quarto. Chaveie-se a porta diante de você, e ele irá pôr-se de pé na sua frente. Entre-se dentro da sala. Ele irá estar de novo lá. Não há dúvida, isto é muito, mas muito surpreendente. Mas isto é um mero truque. Isto é um tipo de Jalam (ilusão). Algumas pessoas podem ser sobre uma tábua cheia de pregos, com afiadas lâminas, e mastigar cobras como se fosse chocolate. Se você cravar uma longa agulha no braços deles não irá sair sangue. Alguns podem retirar água de pedra. Um Yogi charlatão pode executar este tipo de coisas através de algum truque ou Jalam. Mas isto nada tem a ver com o verdadeiro Yoga.

O povo irá aceitar um homem como sendo um Yogi ou Guru somente se ele exibir algum tipo de Siddhis. Isto é um grave engano. Eles não são dignos de crédulo. As pessoas se deixam enganar facilmente por um charlatão. As pessoa devem usar o poder de discriminação e raciocínio. É preciso estudar os caminhos, hábitos, natureza, conduta, Vritti, Svabhavam, antecedentes, etc., dos Gurus e testar seus conhecimentos das escrituras, antes de chegar a qualquer conclusão definitiva.

 

4. Pré-requisitos para a prática de Yoga


Pureza moral e espiritual são as aspirações dos primeiros passos do caminho do Yoga. Aquele que possui a mente calma; que possui fé nas palavras do seu Guru e nos Sastras; que é moderado no comer e no dormir, que possui intensa aspiração para liberar-se do Samsara-chakra (roda de nascimentos e mortes), é uma pessoa qualificada para praticar Yoga.
Um aspirante no caminho do Yoga deve possuir fé, energia, ânimo, coragem, paciência, perseverança, sinceridade, pureza; ser desprovido de desânimo mental, desapaixonado; possuir aspiração, concentração, serenidade, auto-controle, ser honesto, praticar a não-violência, e não ser cobiçoso, etc.

Uma vida modesta e simples é indispensável para o Yoga. O fundamento do Yoga é o auto-controle. A disciplina é a essência do Yoga; disciplinar o corpo é como disciplinar a mente.

Na prática do Yoga há uma mudança da atividade normal da mente. A estabilidade mental é essencial para a mudança, além da atividade normal da mente. A menos que a mente se faça firme, sob completo controle, primeiramente, não será possível mudar seu controle que segue em direção oposta.

 

5. Benefícios da Prática de Yoga

A vida nos dias de hoje está repleta de estresse, ten-são, de irritabilidade nervosa, de paixão e pressa. Se um homem colocar em prática um pouco dos elementares princípios do Yoga ele estará, de longe, equipado para lidar com a sua existência complexa.
O Yoga promove a perfeição, paz e felicidade duráveis. Você pode ter a calma da mente todo o tempo pela prática do Yoga. Você pode ter um sono tranqüilo. Você pode ter incrementada a sua energia, vitalidade, longevidade e o mais alto padrão de saúde. Você pode concentrar-se num curto espaço de tempo. Você pode ter sucesso em todo o estilo de vida. O Yoga irá infundir em você uma nova força, segurança e auto-confiança. O corpo e a mente serão seu sinal e chamada.

O Yoga traz suas emoções sobre controle. Ele in-crementa seu poder e concentração no trabalho. O Yoga concede disciplina, equilíbrio e tranqüilidade, e reconstrói, miraculosamente, a vida de alguém. O caminho da vida do Yoga aprofunda a compreensão do homem e o capacita para conhecer Deus e seu relacionamento para com Ele.

O Yoga conduz da ignorância para a sabedoria, da fraqueza para a força, da desarmonia para a harmonia, do ódio para o amor, da necessidade para a fartura, da limitação para a infinidade, da diversidade para a unida-de, da imperfeição para a perfeição. O Yoga concede esperança para o abatido e miserável; força ao fraco; saúde ao doente e sabedoria para o ignorante.

Através da disciplina do Yoga, a mente, o corpo e os órgão da fala, trabalham juntos harmoniosamente. Para um praticante de Yoga, uma nova visão de mundo, uma nova saúde, um novo anúncio e uma nova filosofia, rápida e vividamente transformam a sua vida.

Desejo por poder, ambição material, excitamento sensual, egoísmo, paixão por riqueza e os mais baixos apetites, puxam o homem da sua verdadeira vida no espírito para a vida materialista. Ele pode recuperar a sua honra divina se praticar, reta e seriamente, os princípios do Yoga. O Yoga transmuta a natureza animal em natureza divina, e ergue o homem para o pináculo da glória e do esplendor divino.

 

6. Cuidado com os Siddhis


Se um Yogi não for cuidadoso; se um Yogi não estiver bem estabelecido nas práticas preliminares de Yama e Niyama, ele será inconscientemente levado para fora do seu ideal pela tentação: Mara ou Satan. Ele usa seus poderes com finalidades egoístas e sofre uma queda sem esperança. Seu intelecto torna-se cego, pervertido e intoxicado. Seu entendimento nubla-se. Nem de longe ele é um Yogi. Ele se torna um mago negro, ou um Yogi charlatão. Ele é uma ovelha negra dentre os Yogis. Ele é uma ameaça para a sociedade de forma geral.
Muitas pessoas são atraídas para a prática de Pranayama e outros exercícios Yóguicos; cura psíquica por intermédio do Yoga, telepatia, toque de transferência, e outros grande Siddhis. Mas Yoga não é para a obtenção de Siddhis ou poderes. Se um estudante de Yoga tentar alcançar Siddhis a promoção do seu progresso será seriamente retardada. Ele se perderá do caminho.

Não pare com o Sadhana quando você receber um pouco de vislumbre e experiências. Continue a prática até que você alcance a perfeição. Não pare o exercício movendo-se de lá para cá. Não carecem os exemplos; numerosas pessoas foram arruinadas. Um vislumbre não pode dar a salvação para você.

O Yogi que está curvado sobre conseguir o mais elevado Samadhi deve rejeitar os Siddhis, não importando quando eles cheguem. Os Siddhis são seduções dos Devatas. Somente pela rejeição destes Siddhis alguém pode alcançar o sucesso no Yoga.

 

- SRI SWAMI SIVANANDA

Retirado de: http://www.gita.ddns.com.br/ensinamentos/yoga6.php#6

Postado Por:  Fr Gemini .’.

Um comentário:

  1. ótimo texto, para que reflitamos onde estamos em nossa busca espiritual.
    GRande abraço frater.

    ResponderExcluir