domingo, 18 de março de 2012

Jesus: um Cristo do Oriente e do Ocidente – Yogananda Cap3

 

CristoMeditando02

Cultivai em vossos corações o sentimento da fraternidade humana


A humanidade inteira deveria abrir seu coração a esta mensagem de Jesus:"Deus fez de um só sangue a todas as nações dos homens (Atos 17.26)". Dos princípios inspirados por Cristo, este é o que mais amo; desejo fazer desta mensagem uma realidade vivente, que seja aplicada na vida diária. O preconceito racial é a mais absurda de todas as manifestações da ignorância humana. A cor de uma pessoa afeta somente sua pele. Deus dotou de pigmentos dérmicos mais escuros aquelas raças que haveriam de viver sob condições climáticas que requeriam uma maior proteção contra o sol; esta foi, pois, uma medida puramente prática. O dispor de uma pele branca, olivácea, amarela, vermelha ou negra, não é um fato do qual possamos sentir-nos particularmente orgulhosos. Além do que, a alma se veste de uma cor em uma vida e de outra cor em outra encarnação. Assim, pois, a cor de nossa pele é um fator extremamente superficial. Abrigar qualquer preconceito racial implica discriminar contra Deus, que reside nos corações de todos os homens do mundo, sejam eles vermelhos, brancos, amarelos, oliváceos ou negros. Além disso, convém recordar que quem quer que odeie a uma determinada raça, reencarnará certamente em um corpo dessa raça; é assim que a lei kármica força o homem a superar os preconceitos que afogam sua alma. Cultivai em vosso corações o sentimento da fraternidade humana; isto é o mais importante.

 


Embora os ensinamentos de Jesus estivessem predeterminados a estabelecer suas mais fortes bases no Ocidente, ele escolheu encarnar em um corpo oriental e na raça judia, o que teve uma longa história de percussões, porque desejava demonstrar quão absurdo é julgar os outros por sua raça ou cor. O verdadeiro cristianismo deve ser vivido; as diferenças raciais devem desaparecer.

 


Os preconceitos e a ausência de um verdadeiro espírito de fraternidade são as causas da guerra e da desunião entre os filhos de Deus. Devemos esforçar-nos para erradicar toda possibilidade de guerra; o ódio e o preconceito dão origem a divisões e sofrimentos. Jesus advertiu o seguinte : "Pois todo aquele que faça uso da espada, perecerá pela espada (S.Mateus 26:52)". Não é a espada, mas sim a prática dos princípios cristãos, o que libertará finalmente o mundo.
No sentido mais elevado, somente Deus pode proteger-nos. E a melhor forma de ajudar o mundo consiste em viver uma vida ideal, tal como a ensinada por Cristo e por todos os seres espiritualmente iluminados. Acima de tudo, ama a Deus: não vês acaso que toda resposta está em suas mãos? Quando Ele descerrar a cortina do mistério, perceberás a resposta a tudo o que parecia até então obscuro e indecifrável.

 

Alguns ocidentais consideram os hindus como hereges e não sabem que muitos hindus consideram os ocidentais como hereges;a ignorância prevalece em ambos os casos. Em algumas ocasiões me perguntaram se creio em Jesus. Minha resposta é: "Porque semelhante pergunta? Na Índia reverenciamos a Jesus e seus ensinamentos, talvez em maior grau que vós outros". Para amar a Cristo é necessário viver seus ensinamentos, seguir o exemplo de sua vida. Jesus disse: "A quem te bater na face direita, apresenta-lhe também a outra ( S.Mateus 5:39)". A Índia tem praticado este princípio mais que qualquer outra nação. Muitos que se consideram cristãos, contudo, não o aplicam; afirmam que semelhante filosofia é bonita mas, se os golpeassem, eles retribuiriam com doze bofetadas, um pontapé e quem sabe, também uma bala! Quem reage desta forma não é um verdadeiro cristão ou seguidor de Cristo, já que não é esse o espírito de Jesus, o qual tudo perdoa. Cada vez que contemplarem o símbolo da cruz, este deve recordar aquilo que representa, isto é, que é necessário que carreguem suas cruzes com atitude correta, tal qual o fez Jesus.

 


Quando, não obstante o desejo de fazer o bem, você receber em troca incompreensão ou descortesia, em lugar de se aborrecer você deve dizer como Cristo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem". Por que perdoar a quem o injuriar? Porque, se responder com ira, você estará desfigurando a divina natureza de sua própria alma; e não será então, de forma nenhuma, superior a seu ofensor. Mas se, em vez disso, manifestar fortaleza espiritual, será abençoado e o poder de sua conduta correta ajudará também seu próximo a superar a sua falta de entendimento.

 


Na Índia, aqueles eternos princípios da verdade e da retidão ensinados por Jesus Cristo são levados muito a sério; na verdade, os tomamos literalmente, sem interpretá-los de acordo com nossos próprios propósitos. Jesus disse: "Quem quer que abandone casa, irmãos, irmãs, pai, mãe filhos ou bens por meu nome, receberá em cem por um e herdará a vida eterna ( S.Mateus 19:29)". O espírito de renúncia por amor a Deus expresso nesta frase predomina em toda Índia. E em épocas passadas especialmente, todo homem abrigava o ideal de dedicar totalmente a Deus pelo menos uma parte de sua vida.

 

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"
- Aos Filipenses 2:5

 

Pode gostar de:

Mão de Fatima – Hansa

Jesus: um Cristo do Oriente e do Ocidente – Yogananda Cap2

Jesus: um Cristo do Oriente e do Ocidente – Yogananda Cap1

Nenhum comentário:

Postar um comentário