sábado, 10 de janeiro de 2015

Mohen-JO-daro

 


Saptmatrika Seal - Mohenjodaro


A estátua "rei-sacerdote"

Mohenjo-daro (significa: Mound of the Dead ) foi uma das maiores cidades-assentamentos da Civilização do Vale do sul da Ásia, situada na província de Sindh, no Paquistão. Construído em torno de 2600 aC, a cidade foi um dos primeiros assentamentos urbanos no mundo, existindo ao mesmo tempo que as civilizações do antigo Egito, Mesopotâmia e Creta. As ruínas arqueológicas da cidade são designados a Património Mundial da UNESCO . É por vezes referido como "An Indus antigo vale Metropolis".

Mohenjo-daro é uma construção notável, considerando a sua antiguidade. Ele tem um layout planejado com base em uma grade de ruas, que foram dispostas em padrões perfeitos. No seu apogeu da cidade, provavelmente, teve cerca de 35.000 moradores. Os edifícios da cidade foram particularmente avançada, com estruturas construídas de sol mesmo porte seca tijolos de barro cozido e madeira queimada. Os edifícios públicos dessas cidades também sugerem um alto grau de organização social. A chamada Grande Celeiro em Mohenjo-daro, tal como interpretado por Sir Mortimer Wheeler em 1950 é projetado com baias para receber carros de entrega culturas do campo, e há dutos para que o ar circule por baixo do grão armazenado para secá-la. No entanto, Jonathan Mark Kenoyer observou que não há registro de grãos existe no "celeiro". Assim Kenoyer sugere que um título mais apropriado seria "Great Hall."

Mohenjo-daro foi a cidade mais desenvolvida e avançada no sul da Ásia, e talvez o mundo, durante o seu pico. O planejamento e engenharia mostrou a importância da cidade para o povo do vale do Indo. A cultura Indus floresceu ao longo dos séculos e que deram origem à Civilização do Vale por volta de 3000 aC. A civilização durou muito do que hoje é o Paquistão e norte da Índia, mas de repente entrou em declínio por volta de 1900 aC.Assentamentos civilização do Indo espalhou até o sul da costa do Mar Arábico da Índia, em Gujarat, no extremo oeste, fronteira com o Irã, com um posto avançado em Bactria. Entre os assentamentos foram os principais centros urbanos de Harappa e Mohenjo-daro, bem como Lothal. As ruínas Mohenjo-daro foram um dos principais centros desta sociedade antiga. No seu auge, alguns arqueólogos opinar que o Indus Civilization pode ter tido uma população de mais de cinco milhões. Até o momento, mais de mil cidades e povoados foram encontrados, principalmente no vale do rio Indo, no Paquistão.

Fechar para o celeiro, há um prédio semelhante cívica na natureza - um grande banho público (às vezes chamado de Grande Bath), com passos até a piscina revestido de tijolos em um pátio com colunas. A área de banho elaborado foi muito bem construído, com uma camada de piche natural para mantê-lo de vazamento, e no centro foi a piscina. Medindo 12m x 7m, com uma profundidade de 2,4 m, que pode ter sido usado para cerimônias religiosas ou espirituais.

Dentro da cidade, casas individuais ou grupos de casas obtida água de poços. Algumas das casas incluídas quartos que parecem ter sido reservado para o banho, e de águas residuais foi direcionado para drenos cobertos revestem as principais ruas.Casas abertas apenas para os pátios interiores e pistas menores.Uma variedade de edifícios foram até dois andares.

Sendo uma cidade agrícola, também contou com um grande bem, e no mercado central. Ele também tinha um prédio com um forno subterrâneo (hipocausto), possivelmente para o banho aquecido.

Clique aqui para voltar a Página de destino


Mohenjo-daro - o centro da Civilização do Vale (2600 aC-1900 aC)

A "menina Dancing" encontrado em Mohenjo-daro é um artefato que é cerca de 4.500 anos de idade. A estátua de 10,8 centímetros de comprimento bronze da menina de dança foi encontrado em 1926 a partir de uma casa em Mohenjo-daro. Ela era estatueta favorito do arqueólogo britânico Mortimer Wheeler, como ele disse nesta citação de um programa de televisão 1973:

"Há rostinho Baluchi-style com beicinho lábios e olhar insolente nos olhos. Ela é cerca de 15 anos de idade eu deveria pensar, não mais, mas ela está lá com pulseira todo o caminho até seu braço e nada mais sobre. Uma menina perfeitamente, para o momento, perfeitamente confiante de si mesma e do mundo. Não há nada como ela, eu acho que, no mundo. "


Artefato "A menina dança" encontrado em Mohenjo-daro

Nenhum comentário:

Postar um comentário