sábado, 1 de fevereiro de 2014

Karmakanda – Shiva Samhita


20. Existem dois sistemas (como encontrado nos Vedas). Karmakanda (ritualismo) e jñanakanda (sabedoria). Jñanakanda e Karmakanda são novamente subdivididos, cada um, em duas partes.
21. O Karmakanda é duplo – consiste de prescrições e proibições.
22. Atos proibidos quando são feitos, certamente levam ao pecado; a realização dos atos prescritos, certamente resultam em méritos.
23. As prescrições são de três tipos – nitya (regulares), naimittika (ocasionais), e kamya (opcionais).
Pela não realização de nitya, ou os ritos diários, advém o pecado; mas pela realização delas, nenhum mérito é adquirido. Por outro lado, os deveres ocasionais e opcionais, se feitos ou deixados de fazer, produzem méritos ou deméritos.
24. Frutos de ações são de dois tipos – céu ou inferno. Os céus são de vários tipos, e assim também são os diversos infernos.
25. As boas ações são, na verdade, o céu, e os atos pecaminosos são verdadeiramente o inferno; a criação é o resultado natural do karma e nada mais.
26. As criaturas desfrutam de muitos prazeres no céu; muitos sofrem dores insuportáveis no inferno.
27. Os atos pecaminosos resultam em dor; os atos bondosos, em felicidade. Por causa da felicidade, os homens constantemente realizam boas ações.
28. Quando os sofrimentos pelas más ações são expiados, então acontece o renascimento certamente;
quando os frutos das boas ações têm sido esgotados, em seguida também, verdadeiramente, o resultado é o mesmo.
29. Até mesmo no céu há a experiência de dor ao ver o maior prazer dos outros ; verdadeiramente, não há dúvida de que todo este universo está cheio de tristeza.
30. Os classificadores do Karma dividiram-no em duas partes, boas e más ações. Elas são a verdadeira escravidão da alma encarnada, cada um por sua vez.
31. Aqueles que não estão preocupados em desfrutar os frutos de suas ações neste ou no próximo mundo, devem renunciar a todas as ações que são feitas com intenção em seus frutos, e tendo igualmente descartado o apego em relação às ações diárias naimittika, deve empregar-se na prática de Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário