sábado, 1 de fevereiro de 2014

O Pranayama–Shiva Samhita


22. Em seguida, deixe o sábio praticante fechar com seu polegar direito a entrada de pingala (narina direita), inspirar o ar através de ida (a narina esquerda), e reter a respiração – suspendendo seu alento – o quanto ele puder; e depois deixe-o expirar lentamente, e sem esforço, através da narina direita (pingala). (NT. Os outros tratados, Hatha Yoga Pradipika e Gheranda Samhita, ensinam que a retenção do ar deve ser gradual, até que o yogue consiga atingir naturalmente o estado de kevala do kumbhaka na retenção, ou seja, a suspensão sem qualquer esforço do alento).


23. Novamente, deixe-o inspirar através da narina direita, reter a respiração tanto quanto sua força permite. Em seguida, deixe-o expelir o ar através da narina esquerda, sem esforço, mas lenta e gentilmente.


24. De acordo com o método de yoga acima, deixe-o praticar vinte kumbhakas (retenção da respiração). Ele deve praticar diariamente sem negligencia ou preguiça, e livre de todos os conflitos (do amor e do ódio, e dúvida e discórdia), etc.


25. Estes kumbhakas devem ser praticados quatro vezes – uma vez no início da manhã, ao nascer do sol, a segunda vez ao meio-dia, a terceira vez ao pôr do sol e a quarta vez à meia-noite. (NT. O mesmo procedimento é instruído nos tratados acima já mencionados)


26. Quando isto tem sido praticado diariamente, por três meses, com regularidade, as nadis (NT. Caminhos por onde flui o prana) do corpo, rápida e prontamente são purificadas.


27. Quando, por esse meio, as nadis da percepção da verdade do yogue são purificadas, então seus defeitos são todos destruídos. Ele entra no primeiro estágio na prática do yoga, chamado Arambha.


28. Certamente os sinais são percebidos no corpo do yogue cujas nadis foram purificadas. Descreverei brevemente todos estes vários sinais.


29. O corpo da pessoa praticante do controle da respiração se torna harmoniosamente desenvolvido, emite doce aroma, e parece bonito e adorável. Em todos os tipos de yoga, existe quatro estágios do pranayama – 1: Arambha-avastha (o estágio inicial); 2: Ghata-avastha (o estágio de cooperação do ego com o mais elevado Ser; 3: Parichaya-avastha (conhecimento); 4: Nishpatti-avastha (a consumação final).


30. Nós já temos descrito o início de Arambha-avastha do pranayama; o restante será descrito posteriormente; Eles destroem todo o pecado e tristeza.


31. As seguintes qualidades certamente são sempre encontradas nos corpos de cada yogue – forte apetite, boa digestão, alegria, uma imagem bonita, grande coragem, entusiasmo e força plena.


32. Agora vos direi dos grandes obstáculos ao yoga, os quais devem ser evitados. Como pela remoção deles, os yogues atravessam esse mar de tristeza do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário