sábado, 10 de janeiro de 2015

Selo Pashupati

 

 

O chamado selo Pashupati,mostrando uma sentado e possivelmente uma figura itifálico, rodeado por animais.

O selo Pashupati é o nome de um selo esteatito descoberto em Mohenjo-daro sítio arqueológico da Civilização do Vale . O selo mostra uma figura sentada, uma vez especulado para ser itifálico (falica), uma visão agora visto como sem fundamento; possivelmente tricephalic (tendo três cabeças); com um cocar chifres cercado por animais. É suposto ser uma das primeiras representações do Hindu deus Shiva (o selo tem o nome de " Pashupati ", um epíteto de Shiva) ou Rudra , que está associado com o ascetismo, yoga , e linga ; considerado como um senhor dos animais; e, muitas vezes descrito como tendo três cabeças.

Conteúdo

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Descoberta e descrição [ editar ]

Uma vista do local da escavação da Mohenjo-daro. A Área de DK-G em que o selo foi encontrado fica ao norte-leste da Grande Bath visto em primeiro plano. [1]

O selo foi descoberto em 1928-29, no Bloco 1, porção sul da Área de DK-G de Mohenjo-daro, a uma profundidade de 3,9 metros abaixo do ponto de referência. [2] EJH Mackay , que dirigiu as escavações em Mohenjo-daro, datado do selo para o Intermediário I Período em seu relatório 1937-1938 em que a vedação é numerada 420, dando-lhe o seu nome alternativo. [3]

Uma impressão feita a partir do selo esteatito

A vedação é formada de esteatite e mede 3,56 centímetros por 3,53 centímetros, com uma espessura de 0,76 cm.Tem uma figura humana no centro sentado em uma plataforma e voltado para frente. As pernas da figura são dobradas na altura dos joelhos com os calcanhares encostados e os dedos apontando para baixo. Os braços se estendem para fora e assentes ligeiramente sobre os joelhos, com os polegares voltadas para fora a partir do corpo. Oito pequenas e três grandes pulseiras a cobrir os braços. O peito é coberto com o que parecem ser colares, e uma banda dupla envolve em torno da cintura. A figura usa um cocar de altura e elaborada com estrutura em forma de ventilador central ladeado por dois grandes chifres estriados. A figura humana é cercada por quatro animais silvestres: um elefante e um tigre ao seu lado, e um búfalo e um rinoceronte do outro. Sob o estrado são dois cervos ou ibexes olhando para trás, de modo que seus chifres quase se encontram no centro. Na parte superior do selo são sete pictogramas , com as últimas para baixo aparentemente deslocadas por falta de espaço horizontal. [4] [5]

A identificação com proto-Shiva

A análise de Marshall

Uma descrição mais cedo e análise da iconografia do selo foi fornecida pelo arqueólogo John Marshall que tinha servido como o Director-Geral do Levantamento Arqueológico da Índia e conduziu as escavações dos sítios do Vale do Indo. Além das características gerais do selo descrito acima, ele também viu a figura central como uma divindade masculina; como de três faces, com uma possível quarta rosto para a parte traseira; e, como itifálico , embora admitindo que o que parecia ser o falo expostos poderia, em vez ser uma borla pendurada no cós. Mais significativamente, ele identificou o selo como um protótipo do Hindu deus Shiva (ou, seu antecessor védico, Rudra ), que também era conhecido pelo título Pashupati ("senhor do gado ') em tempos históricos. [6] Em um 1928-1929 publicação, Marshall resumiu suas razões para a identificação da seguinte forma:

Minhas razões para a identificação, são quatro. Em primeiro lugar, a figura tem três faces e que Siva foi retratado com três, bem como com mais usuais cinco faces, há abundantes exemplos para provar. Em segundo lugar, a cabeça é coroada com os chifres de um touro eo trisula são emblemas característicos da Siva. Em terceiro lugar, a figura está em uma atitude típica da yoga, e Siva foi e ainda é, visto como um príncipe mahayogi -a iogues . Em quarto lugar, ele está cercado por animais, e Siva é por excelência o "Senhor dos Animais" (Pasupati) -de os animais selvagens da floresta, de acordo com o significado da palavra védica pasu, nada menos do que a de gado domesticado. [ 2]

Mais tarde, em 1931, os seus motivos expandido para incluir o facto de Shiva está associada com o falo sob a forma de linga , e que na arte medievais ele é mostrado com veado ou ibexes, como são vistos abaixo do trono sobre o selo. [ 6] [7] A análise de Marshall da religião do Vale do Indo, eo selo Pashupati em particular, foi muito influente e amplamente aceito, pelo menos nos próximos dois gerações. Por exemplo, Herbert Sullivan, escreveu em 1964 que a análise de Marshall "foi aceita quase universalmente e influenciou muito a compreensão acadêmica do desenvolvimento histórico do hinduísmo". [8] Escrita em 1976, Doris Srinivasan introduziu um artigo de outra forma crítica da interpretação de Marshall por observando que "não importa em que posição é tomada em relação a iconografia do selo, é sempre precedido de interpretação de Marshall. Em igualar o personagem com proto Śiva do selo foi aceite." [9]E Alf Hiltebeitel observou que, após a análise de Marshall, "conversa de quase todos os esforços para interpretar o [Indus Valley] religião têm-se centrado em torno [o selo Pashupati] figura". [10]

Objecções e interpretações alternativas

Muita discussão tem sido feita sobre este selo. [11] Enquanto o trabalho de Marshall ganhou algum apoio, muitos críticos e até apoiadores teceram várias críticas. Doris Srinivasan argumentou que a figura não tem três faces, ou postura de yoga, e que na literatura védica Rudra não era um protetor dos animais selvagens. [12] [13] Herbert Sullivan e Alf Hiltebeitel também rejeitou as conclusões de Marshall, com o ex-alegando que o valor era do sexo feminino, enquanto o último associado a figura com Mahisha, o Buffalo Deus e os animais circundantes com vahanas (veículos) de divindades para os quatro pontos cardeais. [8] [14] Várias interpretações têm feito sobre o selo, alguns relacionando-a com orign dravidiana, alguns pré-ariana, alguns VEDIT e alguns Mythic e comparações incluem Agrni, Rudra, Mashisha, Varuna, Yogi, Yogi com Trident como vestido da cabeça, Rsyasrnga (sábio com chifres), que é um contemporâneo de Dasarata etc. [11]

A opinião corrente

Escrevendo em 2002, Gregory L. Possehl concluiu que, embora seria apropriado para reconhecer a figura como uma divindade, a sua associação com o búfalo de água, e sua postura como um dos disciplina ritual, considerando-o como um proto-Shiva "iria também agora. " [15]

 

  • Esta placa do Gundestrup Cauldron(200 aC-300 dC), descoberto na Dinamarca, provavelmente de origem Gaulês ou Thracian, descrevendo uma figura antlered segurando uma serpente e um torque, ladeado por animais (incluindo um veado), e sentado sob, ou adornada com representações controvertidas da folha pipal é notavelmente semelhante às representações sobre o Selo Pashupati. [16] [17]

2 comentários:

  1. Sobre a placa dinamarquesa, esta pode muito bem referir-se a Cernunnos como também um link ao referido no tópico. Basta perceber que a questão cultural e mitológica eram basicamente a mesma no berço da humanidade, ora pois, são herdeiros dos mesmos antepassados.

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  2. Concordo plenamente, inclusive tenho pesquisas particulares e encontro sempre uma divindade muito parecida em diversas culturas, e quase sempre se relaciona a parte sexual assim como astral.

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