segunda-feira, 12 de julho de 2010

Meditação e Qualidade de Vida















Diante da correria do dia-a-dia, o homem tem sido vitima do estresse, doença moderna que é gerada por essa agitada vida urbana que levamos. Buscando uma melhor qualidade de vida, buscando não ser vitima do estresse e também de outras enfermidades da vida moderna, a Meditação tem surgido como uma excelente alternativa de equilíbrio em nossa vida.

Tendo em vista essa realidade, esta ciência milenar, deveria ser mais utilizada em nossa vida. Fruto de pesquisa das universidades, a meditação tem uma infinidade de aplicações a todos os grupos da sociedade. E pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

É crescente o número de empresas que estão adotando a meditação e o relaxamento como maneiras de diminuir o estresse e a pressão em seus funcionários. Devido a isso, nas empresas que usam essa ferramenta, percebe-se o aumento da produtividade e motivação dos empregados.

Já existem escolas que aderiram à meditação, colocando como parte da grade curricular dos alunos. Os benefícios são grandes, como melhora da concentração, maior fixação do aprendizado e alunos mais tranqüilos.

Em grupos de terceira idade, a prática da meditação ajuda a compreender os problemas naturais da velhice e ajuda o combate à depressão, grande vilã dessa faixa etária.

Como terapia, a meditação tem sido cada vez mais aplicada. Pesquisadores já a identificaram como opção de tratamento da hipertensão, insônia, depressão, traumas, estresse, entre outras.

Torna-se visível que a pratica da meditação diária nos trás inúmeros benefícios a nossa vida, elevando nossa qualidade de vida e sincronizando-nos com forças espirituais, que podem ser captadas durante a meditação.

A Meditação auxilia a pessoa a conhecer a si mesma. No misterioso umbral do templo de Delfos, na Grécia, havia uma máxima gravada na pedra que dizia: "Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses".

Ela também propicia a quietude da mente. Quando a mente está quieta e em silêncio, não apenas no nível superficial do intelecto, mas em seus níveis mais profundos, advém o novo, liberta-se a Essência, a consciência, e produz-se o êxtase, o Samadhi.

O despertar da consciência, da Essência, da Alma ou Budata, só é possível com a libertação, com a emancipação do dualismo mental, da ondulação intelectual e do batalhar das antíteses.

Então percebemos que a meditação é uma ótima opção para quem quer uma melhora em sua qualidade vida, e conectar-se com sua parte mais sublime do Ser e do Saber.

Fr. Madara .'.

fratermadara.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário